Uma semana com Luiza Andaluz

Da certeza de que Deus continua a agir através de mediações, surgiu a ideia de Uma semana com Luiza Andaluz, que nos poderá ajudar a viver, como ela, a missão sacerdotal de Jesus Salvador, sobretudo junto dos que sofrem ou têm qualquer necessidade.

Os dias da semana assinalam traços característicos de Luiza Andaluz, que pretendem ser um incentivo e ajuda para vivermos cada dia da semana, numa dimensão de serviço atento e generoso, dedicado, alegre e feliz, a Deus e aos outros, onde quer que nos encontremos.

uma semana com

Luiza Andaluz

Segunda-feira – Sentido de Deus

Em Luiza Andaluz, seduzida e dinamizada pelo amor de Deus, ressalta a profundidade de uma vida de fé. Buscou apaixonadamente Deus em todas as coisas e amou tudo em Deus.

“Eu creio, mas aumenta a minha fé” (Mc 9,24)

Hoje vou ter Deus mais presente, pensando n’Ele e abrindo-me a Ele que é meu Pai e me ama.

Para rezar – Meu Deus e meu Senhor, Tu que seduziste Luiza Andaluz, aumenta a minha fé, a minha esperança e o meu amor, para que, em Ti, descubra o sentido da minha vida. Amen.

Terça-feira – Coragem e Confiança

Mulher de confiança firme em Deus, Luiza Andaluz tem a certeza profunda de que Deus vela por nós; por isso, nada a perturba ou atemoriza.

“… não vos preocupeis com o dia de amanhã…” (Mt6,25-34)

Hoje vou viver o meu dia na confiança em Deus, entregando-Lhe todas as minhas preocupações e os meus anseios mais profundos.

Para rezar – Meu Deus e meu Pai, dá-me coragem e serenidade para enfrentar os meus deveres e as dificuldades deste dia. Confio em Ti, porque sei que nunca faltas a quem em Ti confia. Amen.

Quarta-feira – Acolhimento e atenção aos outros

Luiza Andaluz, mulher de olhar penetrante e bondoso, amou e interessou-se por todas as pessoas. Parecia mesmo adivinhar problemas e sofrimentos, procurando solucioná-los e encorajando as pessoas com a palavra e com a força penetrante do seu olhar.

“…a Mim o fizestes…” ( Mt 25,31-34)

Hoje vou dar mais atenção aos outros, interessando-me por eles com gestos e palavras de coragem e optimismo.

Para rezar – Senhor Jesus, dá-me olhos de bondade e capacidade para acolher todos os que vêm ao meu encontro. Faz-me instrumento do Teu amor e perdão, da Tua alegria e da Tua paz. Amen.

Quinta-feira – Espírito de serviço e amabilidade

“… Se alguém quiser ser o primeiro, …” (Mc 9,35)

Hoje proponho-me ser amável e disponível para servir e ajudar os outros, a começar pelos da minha família.

Para rezar – Senhor Deus, que dotaste Luiza Andaluz com um coração afável, nobre e generoso, ensina-me a pôr ao serviço dos outros, especialmente da minha família, os dons com que me enriqueceste. Amen.

Sexta-feira – Aceitação serena das contrariedades e sofrimentos

Luiza Andaluz dizia: “O amor até o sofrimento transforma em felicidade e alegria”. Ela descobriu em Deus o sentido do sofrimento e, por isso, viveu em paz e foi sempre feliz.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, …” (Mt11,28-30).

Hoje vou procurar aceitar com amor e coragem aquilo que me faz sofrer e oferecê-lo ao Senhor.

Para rezar – Senhor Jesus, Tu que na cruz assumiste todas as dores humanas, ensina-me a aceitar com coragem, serenidade e paz, as contrariedades e sofrimentos da vida em comunhão com todos os que sofrem. Amen.

Sábado – Imitação de Maria na busca vontade de Deus

Para Luiza Andaluz, Maria foi verdadeiro modelo de vida e de busca constante da vontade de Deus. Simples e humilde, como Maria, Luiza procurou, em tudo, ajustar o seu agir com o querer divino.

Ela própria pôde afirmar: “Se a vontade do Senhor for guia e farol da nossa vida, não há perigo de errarmos caminho”.

“Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc1,26-38)

Hoje vou viver a humildade e disponibilidade de Maria, em Nazaré, aceitando alegremente a vontade de Deus.

Para rezar – Ó Maria, Virgem humilde e fiel, abre o meu coração à vontade de Deus. Que ela seja o meu alimento e a alegria do meu viver. Amen.

Domingo – Sentir e viver em Igreja

Toda a vida de Luiza Andaluz foi de amor e serviço à Igreja e de compromisso eclesial, segundo as necessidades novas e urgentes dos tempos.

“Ide, fazei discípulos” (Mt 28, 16-20)

Hoje vou renovar a consciência do meu baptismo e o compromisso em Igreja, empenhando-me mais, se possível, na comunidade cristã e humana onde vivo.

Para rezar – Divino Espírito Santo, que deste a Luiza Andaluz um profundo amor a Deus e à Igreja e um grande zelo apostólico, leva-me a viver conscientemente o meu compromisso cristão na Igreja e a ser fermento de comunhão no meio em que vivo. Amen.

A todos os que obtiverem graças por intercessão de Luiza Andaluz, pede-se o favor de as comunicarem à Postulação da Causa:

Servas de Nossa Senhora de Fátima
Largo de S. Mamede, 1 · 1250-236 · LISBOA
E-mail: postulacao@servasnsfatima.org
www.servasnsfatima.org