
Ver
Homenagem de Madalena raposo
A Irmã Rosária de Jesus Gonçalves dos Reis nasceu a 19 de Janeiro 1927, localidade Montelo, paróquia de Fátima, Diocese Leiria;
Nos últimos anos além da comunidade de Beja, Esteve em Mavila Moçambique, Vila Viçosa, Olhalvo, Chão do Sapo, Amareleja e Candeeiro, onde voltou pela segunda vez, pela fragilidade da sua saúde física.
Para nós Irmãs, a Irmã Rosária deixa-nos o testemunho de oração fervorosa, e recolhimento de muitas horas na capela, grande zelo apostólico, serenidade com que vivia os acontecimentos, atenta à vida da Igreja e do mundo. Pronta a servir, o que realizava sempre com muita discrição. Ir. Rosária mulher de fé, confiança na divina providência.
Manifestou sempre grande simplicidade e desprendimento e uma ousadia no anúncio do Evangelho que cativava e atraia, não para a sua pessoa mas para Aquele que dava sentido à sua vida, o Senhor Jesus.
Por onde passou deixou marcas de grande apóstola e missionária, tanto em África como em Portugal. Conhecida em todo o baixo Alentejo, pelo trabalho realizado nas missões populares, Oficinas de oração, visitas aos doentes, ensinar a ler a Bíblia, Assembleias familiares.
Muitos testemunhos nos têm chegado de como esta mulher simples modificou, para melhor, a vida de muita gente pela sua acção missionária e esse apostolado não cessou, mesmo no meio da fragilidade e doença continuou sempre a irradiar, por onde passava, a frescura do Evangelho.
Damos graças a Deus pela sua vida longa, partiu para o Pai, a 13 dias de fazer os 95 anos. O seu amor a Jesus, que tanto a empolgava, e se manifestava no amor ao sacerdócio e às vocações sacerdotais, por quem oferecia a sua vida, continue e se prolongue na vida de quantos com ela contactaram e que a Mãe de Jesus interceda, com ela, junto de Seu filho por todos os familiares, Irmãs e amigos. A Igreja e a humanidade perderam uma apóstola na terra mas ganhou uma intercessora no Céu.